logo criativa
Porque o método de Reggio Emilia funciona?

Porque o método de Reggio Emilia funciona?

08/07/2018

A cidade de Reggio Emilia e seu método de educação não convencional ficaram famosos nos anos 90, quando o jornal americano Newsweek listou a educação infantil da cidade em sua matéria de melhores escolas do mundo. Desde lá, houve uma grande expansão e a rede Reggio Children, que aplica o método de ensino, já faz parte de 40% das escolas infantis da cidade.  

Mas afinal, quais são os métodos aplicados que dão a fama para as escolas de educação infantil da pequena cidade? As escolas criam um meio que é chamado de laboratório do fazer, onde são combinadas técnicas tradicionais de aprendizagem com aquelas que utilizam o corpo e a linguagem verbal e não verbal. Sendo assim, os alunos aprendem a partir de experiências múltiplas dentro do ambiente escolar.

Um fator importante do método educacional da cidade é que todos participam da educação. Os pais são convidados a participar e criar experiências junto com seus filhos, gerando assim, um senso de comunidade. Além dos professores e pais, membros da cidade também participam da educação das crianças, criando diferentes experiências de aprendizagem.

Assim a escola utiliza de métodos como, montagem, pintura, cozinha, música, entre outros, para ajudar as crianças a aprenderem e entenderem o mundo a sua volta. A partir desses meios a educação e a cognição dos alunos é estimulada e pode ser aplicada em diferentes espaços de seu dia a dia.

As escolas da cidade de Reggio Emilia mostram que não é preciso um modo tradicional de educação para que haja aprendizagem. Desde os anos 1950, quando foi fundada a primeira escola, os métodos aplicados vislumbram a todos que os conhecem e já servem de inspiração para escolas em diferentes lugares do mundo, inclusive no Brasil.