logo criativa
Linha Pré-Escolar Tris

Linha Pré-Escolar Tris

19/06/2018

A linha pré-escolar da Tris traz materiais super ajustáveis às diversas
possibilidades de interação com as crianças que estão em fase de
descobrimento e desenvolvimento das habilidades de desenho e expressão
corporal e emocional. Diante das atribulações dos dias atuais, muitos pais
ficam angustiados quanto ao processo de aprendizagem de seus filhos.
Aprender precisa ser gostoso para que esse movimento permaneça ao longo
do desenvolvimento das crianças. Todavia, lidar com o processo de
aprendizagem requer paciência, perseverança e muita criatividade! Nesse
sentido que podemos pensar o quanto a linha pré-escolar da Tris oferece
uma amplitude de possibilidades de interação entre pais e filhos, pois,
através de momentos de desenho, pintura, recorte e os demais produtos, é
possível explorar as relações afetivas no campo interno e externo.

“Compreender é descobrir, ou reconstruir através do
redescobrimento, e tais condições deverão ser
satisfeitas, caso, no futuro, se deseje formar
indivíduos capazes de produção e criatividade, e não
simplesmente de repetição”. Jean Piaget, 1973

As primeiras aprendizagens são fundamentais e, logicamente, base
para um processo evolutivo que desencadeie a criatividade através da
curiosidade. Acompanhar o desenvolvimento dos filhos é mágico, e quando
se faz uso de produtos que potencializem essa fase, se torna ainda mais glamoroso.

O cuidado está em tornar esses momentos realmente atrativos,
pois cair na repetição seria como desacreditar no potencial afetivo e cognitivo
que nossas crianças apresentam. Portanto, mais do que nunca, se faz
necessário o entendimento das relações e assim dar subsídios para que os
momentos juntos sejam de qualidade, mesmo que o tempo seja curto,
podemos pensar sempre na qualidade do que na quantidade.

No ponto de vista psicopedagógico, a utilização dos produtos da linha
pré-escolar possibilita que a intervenção técnica aconteça de forma mais
atrativa, visto que muitas crianças podem apresentar dificuldades
relacionadas à motivação escolar. Seu processo de aprendizagem passa por
tantas dificuldades que pintar, desenhar se tornam algo tão difícil que
desistem. Os movimentos psicomotores envolvidos no processo de escrita
(desenho) são tão complexos para algumas crianças que desencadeia um
desinteresse geral no processo de aprendizagem, bem como nas relações
sociais. Então, quando se tem a possibilidade de trabalhar com materiais com
cores intensas, um traçado que surge impacto desperta para novas tentativas
de desenhos, de pensamentos, de possibilidades.

Através da ludicidade se amplifica as diversas intenções de
intervenção, seja ela da família, escolar ou terapêutica, fornecendo estruturas
básica para a aprendizagem. Explorar o desenvolvimento da imaginação, da
representação simbólica, da cognição, dos sentimentos, das relações de
convivência, da criatividade, do movimento e da auto-imagem são
habilidades de extrema importância e que desencadeiam mecanismos
cognitivos e emocionais que necessitam ser muito bem trabalhados na fase
pré-escolar, criando assim um alicerce seguro para seu desenvolvimento.

Os aspectos cognitivos, sociais e motores são o grande foco de intervenção
no âmbito escolar e terapêutico, além de ser algo tão desejado e de
investimento por parte das famílias. Contudo as habilidades que se
aprimoram ao se trabalhar com os produtos da linha pré-escolar Tris
contemplam:

  • Artes visuais
  • Identidade e Autonomia
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Movimento