logo criativa
Doçuras ou Travessuras? – Dica de atividade para o Halloween

Doçuras ou Travessuras? – Dica de atividade para o Halloween

29/10/2018

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é uma festa celebrada anualmente no dia 31 de outubro em diversos países.

Possui como símbolos temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, fantasmas e abóboras, além de inspirar fantasias de personagens dos mais variados tipos.

Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween, conhecido como “doçuras ou travessuras” ou “trick or treat”, em inglês.

Embora o Halloween ainda não seja tão difundido no Brasil, é uma festa que simboliza diversão e criatividade, inspirando tanto adultos quanto crianças.

Por isso, preparamos uma dica de atividade para trabalhar em sala de aula com seus alunos, ou em casa com seus filhos. Veja só:

 

Dica de atividade: Cubo Abóbora.

Habilidades exploradas: Motricidade fina, Raciocínio Lógico.

Idade recomendada: a partir de 7 anos.

Nessa atividade, unimos o conceito de Halloween às artes do papercraft (construção de objetos usando papel) para estimular habilidades manuais e lógicas.

A ideia é construir um objeto que pode servir de decoração ou de lembrancinha de Halloween, que pode ser recheado com docinhos e ter um resultado bem legal! Leia abaixo o passo a passo para construir o cubo:

 

1. Clique aqui e baixe o template do cubo. Recomendamos fazer a impressão em um papel mais grossinho no tamanho A4.

2. Disponibilize tesoura e cola, além de materiais para colorir como lápis de cor, canetinhas e/ou giz de cera, para deixar a abóbora bem colorida! Caso não queiram colorir, disponibilizamos também o template já colorido aqui!

3. Oriente as crianças a recortar o template, observando as linhas indicadas. Existem as linhas de recorte e as linhas de dobra.

4. No topo da abóbora deve ficar o caule. É a parte que mais requer atenção para recortar. Ao ser recortado, é só dobrar para cima que ele fica de pé!

5. Após dobrar e recortar todas as partes, é hora de usar a cola para unir as faces. Tenha certeza de que estão bem grudadinhas para não desmanchar a abóbora!

6. Encha a abóbora de docinhos e divirtam-se!